1.° CONCURSO INTERNACIONAL DE SONETOS: CLÁSSICOS DE NOVO!

Concurso internacional de sonetos clássicos


I CONCURSO INTERNACIONAL DE SONETOS: CLÁSSICOS DE NOVO!


É fácil reparar que no mundo inteiro não há um concurso a tentar ligar e incentivar a arte literária de outrora aos jovens ou estáveis escritores, pelo que a cuentaunsoneto torna-se pioneiro nisto e convida-vos ao seu primeiro prémio literário de poesia clássica —sonetos à moda antiga— a guiar-se pelo seguinte:

Bases gerais.

A) Podem competir todos os poetas ou escritores de qualquer nacionalidade, sem limite de idade.
B) Cada participante vai concorrer apenas com um soneto.
C) O soneto tem de ser escrito em língua portuguesa ou mesmo em língua espanhola.
D) Os temas fundamentais são: mitológico, pastoril e amor.
E) As composições devem pertencer unicamente ao autor, quer dizer, que não estejam sob a proteção doutro concurso ou prémio literário, etc.

Bases principais.

a) A inscrição é gratuita, mas se quiserem todos ficam à vontade para doarem em dinheiro e deste jeito desenvolver completamente este concurso.
b) A comissão julgadora compor-se-á por Osfelip Bazant e outros escritores e investigadores/doutores universitários para avaliar as obras.
c) Sugere-se um soneto inédito, original e retórico de acordo com as bases específicas.
d) O concorrente deve preencher o formulário de participação, onde também escreverá brevemente por que é que escolheu esse tema e as dificuldades percebidas para o desenvolver.
e) Haverá um ou mais vencedores, dependendo da qualidade e número de composições recebidas, ou mesmo o concurso declarar-se-á deserto e as obras serão automaticamente transferidas ao próximo concurso deste tipo.
f) Haverá menções honrosas, e os poemas expor-se-ão nesta página, com o consentimento prévio do autor.
g) O (os) soneto (os) vencedor (es) publicar-se-á (ão) obrigatoriamente na cuentaunsoneto, bem como um relatório da resolução.
h) O prémio ficará em decisão da comissão julgadora, mas o vencedor receberá um diploma impresso e mais dois livros de escritores clássicos, e, se calhar, ainda mais livros, uma quantidade em dinheiro, um conjunto de postais ou separadores personalizados… (frete grátis)

Bases específicas.

1) A respeito da doação em dinheiro: não é obrigatória, é um convite a quem gostavam de o fazer, via PayPal, de 1 a 10 dólares (USD).
2) A respeito da língua admitida: aceitam-se obras escritas em espanhol e em português, independentemente da nacionalidade do autor ou do seu registo ou variante linguística…
3) A respeito do tema (aconselha-se a consultarem ou basearem-se nas obras literárias de autores antigos ou clássicos):
3.1. Mitológico: transmitir ou aludir a um mito/lenda da cultura grega ou romana ou outra diferente, seja nórdica, chinesa, egípcia ou nacional, por exemplo, uma crença dos grupos indígenas da América Latina: os incas no Peru, os astecas ou maias no México, os guaranis no Paraguai ou no Brasil etc. Ou mitos sociais e nacionalistas como “dom Sebastião” ou “dom Pedro e Inês” em Portugal…
3.2. Pastoril: abordar um assunto sugestivo ou idealizado em meio de um ambiente campestre, onde sobressaia a natureza ou personagens comuns (pastores, ninfas, animais, flores…) com qualquer motivo ou tópico.
3.3. De amor: desenvolver engenhosamente uma situação idílica em que os sentimentos de amor ou desamor intervenham, com as emoções ligadas a eles, com uma “nova” proposta ou comovente e profunda.
4) A respeito do modo, conteúdo e estrutura:
4.1. Linguagem simples, mas com um grau de rebuscamento e domínio do vocabulário, sem abusar dos adjetivos, mas substituídos por descrições verbais ou substantivas.
4.2. Terá de haver um desenvolvimento cabal de vários recursos retóricos, pelo menos uma ou duas figuras de estilo em cada estrofe, mostrando uma técnica pessoal de transmitir as ideias…
4.3. O soneto deve manter as suas quatro estrofes, dois quartetos e dois tercetos; no entanto, o autor pode brincar com a ordem da rima ou estrofes e criar uma específica. Apenas são aceites versos hendecassilábicos (onze sílabas) e de rima consoante.
5) A respeito do início e fim do concurso: em abril começa esta publicação e, uns dias a seguirem, o recebimento das obras por meio do preenchimento do formulário, e acabará ao fim de seis meses (esta data ainda fica pendente, talvez em novembro ou dizembro 2020).
6) Outros aspetos: mínimo 60 sonetos para o concurso se levar a cabo e máximo 180, e por acaso se exceder o máximo, os restantes sonetos serão transferidos aos seguintes concursos (ou o concurso encerrar-se-á antes do tempo estimado).

Esclarecimentos importantes.

O facto de o participante ter doado em dinheiro não significa que vai considerar-se como o vencedor, posto que acontecerá por mérito do mesmo poema; em vez disso, será reconhecido e agradecido pelo seu ato de solidariedade. Qualquer pessoa é livre de concorrer, e no caso dos mais novos, só com supervisão de adultos.

É desejável investigarem os estilos e técnicas de poetas clássicos dos tempos antigos, a Renascença ou Barroco, ou, ainda outras dantes, onde emergem os principais autores greco-romanos (Plauto, Anacreon, Sófocles, Esquilo, Ovídio, Horácio, Virgílio, Safo, Píndaro, Catulo…). Revejam e leiam sonetos de autores como Dante, Petrarca, Garcilaso de la Vega, Juan Boscán, Lope de Vega, Francisco de Quevedo, Góngora, Gregório de Matos, Sá de Miranda, Camões, Jorge de Montemor, Sóror Juana Inés de la Cruz, Violante do Céu, Gutierre de Cetina, etc. Considerem analisar e inferir a técnica dos sonetos que têm ou, se calhar, daqueles que se relacionassem com os temas deste concurso, bem como, por exemplo, sonetos de Petrarca e Garcilaso que aludem ao mito de “Apolo e Dafne“, etc.; cá, neste site, vos tendem um exemplo: “Dafnis y Cloe“.

A cuentaunsoneto não é responsável pelos “plágios” ou problemas que surgirem em relação aos sonetos recebidos, o único responsável é o concorrente; ele, ao mandá-los, assume que leu os termos e condições deste concurso e concorda com eles.

Para quaisquer perguntas ou esclarecimentos, escrevam ao e-mail cuentaunsoneto@hotmail.com ou deixem comentários cá abaixo desta página. Recomenda-se, por agora, começarem o soneto e revê-lo com calma antes de preencher o formato para participarem.

Formulário:

Primeira opção (formato da cuentaunsoneto nesta mesma página)
Segunda opção (formato da cuentaunsoneto através de google forms)

OBRIGADO A TODOS POR PARTICIPAREM!

Descarrega aqui em arquivo pdf: Concurso internacional de sonetos clássicos
Descarrega o cartaz deste concurso aqui: jpeg
Ler em espanhol.

.O 

Bilhete:
O prémio literário é incipiente e qualquer instituição cultural ou literária, ou mesmo escritores autônimos, são convidados a fazerem parte deste projecto, como colaboradores ou patrocinadores.

Osfelip

2 comentarios

  1. Será uma grande satisfação participar desse concurso.
    Tentei enviar mensagem para o endereço “account@hotmail.com”, mas não foi possível.
    Gostaria de saber se já posso encaminhar o soneto e para qual endereço deverei enviar.
    Atenciosamente,

    José Ivanildo de Almeida

    Me gusta

    1. Olá!

      José, muito obrigado pelo teu comentário. O correio é mesmo assim “cuentaunsoneto@hotmail.com”, mas para participar deste concurso tens primeiro de preencher o formulário necessário… (mal li a tua mensagem e já o coloquei debaixo das bases deste concurso, tens duas opções: nesta página ou google forms). É, podes encaminhar o teu soneto quando quiseres, e mesmo revisá-lo antes de o mandar (se cumpre com as bases específicas ou precisa de correções, etc.), pois o concurso vai ficar aberto por mais alguns meses.

      Obrigado novamente, e bom trabalho!

      Se tivesses mais dúvidas, podes escrever que eu respondo.

      Osfelip Bazant

      Me gusta

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios .