CONHECE MAIS SOBRE O POEMA E A POESIA!

.
CONHECE MAIS SOBRE O POEMA E A POESIA!

.
Falar de poesia é  falar dum problema sem solução, uma adivinha difícil de perceber com certeza ou de explicar por completo. O homem, na tentativa de a definir, atingira diferentes concepções quantos seres humanos há no mundo e… não acha ainda um conceito fixo e estável!; porém, a poesia define-se geralmente como a arte de exprimir sentimentos e ideias de maneira bela e atraente através da linguagem. De certo jeito isto é verdade e comprova-se graças às obras poéticas das primeiras culturas antigas, mas que na atualidade esse legado é corrompido por causa do verso livre e das outras técnicas modernas de fazer “poesia”.

Poesia procede da etimologia latina poiesis (fazer), precedida do termo grego ποίησις (criação ou composição), em sentido de construir ou criar alguma “coisa”, isto é, uma obra particular e artística, neste caso o poema.
.
Em breves palavras, o poema é o meio ou a estrutura artística onde se manifestam subjetivamente os sentimentos e emoções do poeta, e caracteriza-se por ter elementos distintivos —verso, rima, ritmo, etc.—, os quais lhe conferem sentido e forma.
.

Olha para o quadro abaixo.
.

As características gerais e específicas do poema,elementos do poema

.
.Características gerais do poema.

a) Lirismo: relaciona-se com a expressão dos sentimentos e emoções do poeta (ou sujeito poético), de maneira rebuscada e sublime, sem carecer de entendimento e simplicidade.

b) Criatividade: tem a ver com o engenho do poeta quando está a construir um poema, quer dizer, essas características que identificam e realçam à sua criação; o modo de arrumar e usar cada elemento poético.

c) Estética: consiste na decoração e enfeite de modo belo tanto do conteúdo como da estrutura do poema por meio do uso da linguagem.

d) Harmonia: apresenta-se de acordo com a sonoridade empregada na composição, cujo objetivo é gerar prazer ou impressionar acusticamente ao leitor segundo a ordem assente ou alternada dos sons silábicos.

e) Unidade: abrange o conteúdo temático ao longo do poema, as ideias aqui têm de se mostrar com coerência e seguir um mesmo fio condutor sem se afastarem ou vazarem.

f) Flexibilidade: quando o tema poético dá para se adaptar à uma extensão específica, quase sempre é breve, bem como dá para se adaptar ao público a quem vai dirigido, etc.
.

Características específicas do poema (ver mais à vontade aqui):

a) Estrofe: um conjunto de versos.

b) Verso: cada linha que forma uma estrofe.

c) Rima: Semelhança de sons fónicos nas últimas palavras de cada verso.

d) Metro: divisão silábica do verso.

e) Ritmo: padrão ou modelo repetido de fonemas vocálicos em cada palavra componente dos versos.

f) Figuras de estilo: recursos expressivos utilizados para o embelezamento e para a ótima convicção do poema por meio da linguagem.

..
Se calhar é difícil de explicar com exatidão o significado de poesia, mais ainda de o manter, pois diferentes tipos e subtipos surgiram por forma a contribuir-lhe e adjudicar-lhe as obras “poéticas” da contemporaneidade; no entanto, o poema, como os clássicos, ainda se mantém firme e sustentável através de certas características que o identificam não apenas como um simples texto lírico, mas como uma obra de arte com nome próprio: o soneto, a silva, a lira, o romance, a oitava real, o madrigal, o epigrama, etc. Agora apresento dois exemplos de poemas, dois sonetos.

.

Bilhete:
As características gerais e específicas do poema complementam-se entre si, e ainda que não as expliquei àvontade… Para redatar isto aqui peguei infirmacão  da Retórica e Poética da Cuentaunsoneto.

Estarei a pôr composições mais ainda, aliás do soneto, que valem a pena retornarem e serem fixadas novamente no gosto dos poetas e leitores de poesia. 

.

Leer en español.

Lire en français.

Read in English.

Osfelip

Un comentario

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios .